“Fashion fades, only style remains the same.” by Coco

“Fashion fades, only style remains the same.” by Coco
A MINHA PAIXÃO : CONSULTORIA DE IMAGEM

14.2.11

O que é a Moda.....

Fashion Illustration, 1914 by Georges Barbier


Esta questão surgiu-me após ter recebido o seguinte comentário ( anónimo) ao Vintage Giveaway :

"Tanta exigência num concurso tão pobrezinho, um verniz risqué, uma mala de ganga sem graça e sem marca e umas luvas sem marca também. E depois chama-lhe de vintage. É mesmo para rir, vintage só se for de velho e sem graça.
Quem é que quer um prémio desses? Credo, como diz a outra. CREDO!!!
Há pessoas que não têm mesmo vergonha na cara!!!"

By Anónimo

Raramente atraio este tipo de comentários no meu blog,aparecem um ou dois muito de quando em vez a criticarem a minha forma de perspectivar os bloggers de Moda em Portugal. E raramente os comento,porque a minha filosofia de vida passa por dar importância aquilo que verdadeiramente tem importância,mas desta vez não pude deixar de fora a minha perspectiva mais íntima a este respeito:

A grande vantagem de receber este tipo de comentários é a de que,é através deste feedback que verdadeiramente ficamos a conhecer o tipo de sociedade que temos, não aquela que queremos acreditar que temos,a idealista,visionária,tolerante,mas sim a tacanha,retrógrada,mesquinha,que não raramente,demonstra o quão pobre de espírito,de facto é.

Embora este comentário primariamente tenha por objectivo criticar de forma ignorante um blog que se apraz ser de Moda, posso facilmente abrangê-lo a todas as esferas de Vida,senão vejamos:

Qual o objectivo que as pessoas tem,de anonimamente,criticarem de forma tão veemente e cobarde,um simples giveaway? Lendo e relendo o comentário não me ocorre outras palavras que não as seguintes: Ignorância e mesquinhez.

UM gIVEAWAY é colocado com um ou vários objectivos de entre os quais:

- agradecer às leitoras(es) o carinho,o feedback,que tem demonstrado através do blog;
- publicitar o blog para que mais pessoas possam com(partilhar) da mesma Paixão que tenho para com a Moda;
- Oferecer algo que sei que gostariam de poder usar,focando sempre o estilo pessoal,a originalidade e a criatividade;

E é deste modo que vejo que,há ainda neste País muitas pessoas que não compreendem verdadeiramente o que é,de facto a Moda.

Não passa com certeza pelas Marcas,tal como diz a anónima e já dizia a Coco Chanel:

"Fashion fades, only style remains the same"

“Fashion is not something that exists in dresses only. Fashion is in the sky, in the street, fashion has to do with ideas, the way we live, what is happening.”

Quem verdadeiramente sabe de Moda, está consciente de que esta é apenas uma outra forma de Arte,é um saber intrínseco que nasce connosco,que tal como o nosso código  genético,nos reveste de uma unicidade que nos permite expressarmo-nos como o Ser único que Somos.
A Moda - é algo que nos caracteriza,nos permite expressar a criatividade que todos temos, não é apenas o "vestir,pentear,calçar,embelezarmo-nos"......é sobretudo uma Visão muito nossa,somos todos um diamante em bruto e é através de nós,arquitectas de nós mesmas,que construímos quem queremos Ser,pela forma como decidimos apresentar-nos aos Outros.


é tudo uma questão de proporções,texturas,cores,padrões.....tal e qual como uma casa que se constrói a partir dos alicerces.....também nós através da Moda,aprendemos através de tentativa e erro, quais os estilos que nos identificam melhor em essência. Se um dia estamos felizes e queremos mostrá-lo ao Mundo,não decidimos invariavelmente usar uma cor forte,expressiva? Quando estamos em baixo, não nos decidimos nós a usar uma cor escura,que nos prolongue ( inconscientemente) essa mesma tristeza?

E quando já passamos momentos difíceis,e conseguimos nos reerguer? E um dia acordamos com uma energia renovada,uma Fé que veio de lado nenhum,e de repente olhamo-nos ao espelho e vemos uma nova Mulher ( ou Homem)? E nesse mesmo momento,sentimos uma necessidade repentina de mudar de visual? Não se trata apenas de mudar o que está cá fora! é sobretudo.....o de transpormos a pessoa que Somos "Ca dentro" cá para fora, de não nos importarmos mais com o que os outros pensam,e finalmente Sermos Quem Sempre fomos, fora trends,fora julgamentos pre-concebidos,fora com os medos,as dúvidas,as depressões....Finalmente somos Livres de nos darmos a liberdade de sentir,de fazer,de Parecer Quem Somos.


Para mim a Moda é isto....e muito mais.


é mais do que uma imagem,é um Reflexo.,que a maioria talvez tem receio de mostrar,não sabe ou não consegue.....transpôr cá para Fora.


E portugal é ainda um País demasiado pequeno....mas já com muita gente de Mente visionária,livre,de preconceitos,de dogmas,de crenças limitativas,de mesquinhez,de "invejites".....e vejo essa nova Sociedade a crescer,,,através dos vossos blogs,dos vossos comentários.......


Anónima:

Desejo que um dia saiba e perceba que a Moda é algo que se expressa de "Dentro para fora", tem uma essência que nasce Com cada uma de nós, é uma dicotomia equilibrada entre a Mente e o Estilo Pessoal....que não se chama Chanel, DIor,Armani ou Mulberry ou Kors......e o Vintage é algo que só determinadas pessoas sabem ver ......compreende toda uma Geraçao Antiga,de classe,beleza,unicidade......é dos tempos em que as Mulheres ainda sabiam que a elegância é uma Forma de Estar e de Viver......


Poderia dizer tantas mais coisas mas apenas acabarei assim: o contrário do Luxo não é a pobreza...é a vulgaridade...e esta não assenta em "Modas", e sim no Espírito.....




“Those who create are rare; those who cannot are numerous. Therefore, the latter are stronger.”

Coco Chanel





Nota:imagem com direitos de propriedade do autor referido na legenda da mesma.Texto com direitos de propriedade da autora do Blog.

13 comentários:

  1. Ana, esse tipo de comentários (anónimos) são completamente dispensáveis. Quem não quer, não participa no teu Giveaway. Tudo o que falaste em relação à moda, é verdadeiro. Moda são padrões, tecidos e um sem fim de pormenores que conseguem fazer a diferença numa peça.
    Boa resposta. :)

    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
  2. Pensar que moda é usar coisas de marca é muito fora de série!Não ligues.Amei o post e concordo com o que escreves-te!!
    bjs e um feliz dia de São Valentim.

    ResponderEliminar
  3. ...sendo uma pessoa de estilo simples, normalissimo, não me apraz criticar negativamente, aliás nem paciência tenho para me dar ao trabalho de comentar, sofrer de word verification apenas para dizer "blhac"...quando não é o meu estilo deixo-me ficar caladinha ou digo-o de forma educada no blog dos outros. A moda é universal, o estilo é pessoal e como gostos não se discutem, digo apenas, concorre quem quer, escreve quem quer, gosta quem quer e quem não gosta está no seu direito de o afirmar, mas mantendo sempre o nível de educação.Tenho dito.

    Vintage gosto da definição usava pela Sara da Defeito de Fabrico (http://www.facebook.com/?ref=home#!/profile.php?id=100001054345947)"Vintage means preloved" por isso...é para voltar a ser uma peça amada pelo novo dono/a!

    A importancia das coisas é aquela que lhes damos como dizes..Dá a importancia que lhe merece, nenhuma! :)

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com a tua definição! E entendo o motivo de teres feito este post. Anónimos... são aquelas pessoas cobardes, que de vez em quando também me atacavam.
    Boa resposta para este!!! :D

    Xoxo*

    ResponderEliminar
  5. dear, muito obrigada pelos teus comentários!
    Acredito que fico surpreendida quando ganho um giveaway, e já foram alguns!! :D ehehe

    chegas te aos 200 seguidores!! yuppiiiii <33

    ResponderEliminar
  6. Com este teu post conquistas-te mais uma seguidora, eu! Muito bem dito, kisses *

    ResponderEliminar
  7. não ligues a essas coisas. continua a escrever, continua a partilhar connosco que gostamos de te ler - e de te ver ;) - as coisas que te deixam feliz!
    beijos

    ResponderEliminar
  8. Ah boa Grande resposta, mas pq que esses anonimos tem de vir criticar?? Ninguem impoem o seu blog a ninguem, só vem ao blog quem quer e se não gosta não volta! será asim tão dificil de compreender...Amanhã já tenho uma mensagem desagradável no meu...lol

    ResponderEliminar
  9. não fugindo ao que se aqui comenta: não ligues ao que dizem em anónimo... porque pessoas disponíveis para dizer que se faz alguma coisa mal, que os prémios são pessimos, ou que não sabemos o termo de vintage, etc, haverá sempre. Especialmente escondidos por trás de um mísero ecrã. No entanto, essas pessoas dizerem-te na cara o que realmente pensam, sem ofender, mas utilizando a famosa critica construtiva... ui... isso sim é uma tarefa complicadíssimaaa!

    Não vale apena criar um post com tal matéria, uma vez que nunca leva a lado nenhum...existem pessoas muito pequeninas que se incomodam com mentes grandes! Beijinho e continua com o excelente trabalho*

    ResponderEliminar
  10. é que nao vale mesmo a pena ligar. *

    ResponderEliminar