“Fashion fades, only style remains the same.” by Coco

“Fashion fades, only style remains the same.” by Coco
A MINHA PAIXÃO : CONSULTORIA DE IMAGEM

9.4.10

Free Fashion by Freeport :desilusão



Esta é a primeira vez que faço uma crítica a este tipo de programas.


E vou tentar fazê-lo construtivamente,embora me pareça complicado aplicar qualidades aqui.

Regra geral,sempre assisti a tudo que tem a ver com moda e Beleza com bastante agrado e sempre com vontade de aprender mais e mais.E de facto,tudo o que sei até hoje assimilei-o principalmente ao ver o TLC - What not to Wear.

Programas como o Fashion Adviser,em parceria com o Freeport,e que agora já não se realiza (foi substituído pelo Free Fashion) surpreendeu-me, na altura, pela positiva,e realmente pensei que afinal em Portugal também temos bons profissionais na área,que são formados e conseguem estabelecer contacto com o cliente,que é não só extremamente adequada ( ouvindo,compreendendo o que necessita,quais os seus gostos,os hábitos de vida no trabalho,no lazer etc..), como também profissional,revelando os motivos das suas escolhas de vestuário,acessórios para a pessoa em questão.

Devo dizer que esse programa era de facto realizado por 2 Consultoras de Imagem.

Quanto a este - Free Fashion by Freeport - é apresentado por João Ribeiro ( produtor) e Ana Isabel ( modelo)....

Pergunto-me:não seria muito mais adequado que num programa de Consultoria de Imagem ( Fashion Adviser) se apostassem em pessoas que sabem realmente sobre o assunto?

Eu apenas consegui ver alguns episódios...desilude.me sempre e continuo a espreitar alguns para ver se foi um episódio mais infeliz que vira anteriormente mas não....

Repare-se: a Modelo quase não fala e quando o faz,é com uma voz demasiado baixa para ouvirmos se o que ela diz faz sentido. Normalmente é algo como: " vamos procurar um sapato ou uma calça,que acha?" e depois dirige-se ao João a perguntar se aquele modelo vai bem com um sapato raso ou de salto...

De entre os dois,acredito que o João saiba um pouco mais do que está a fazer,dado que é produtor embora nalguns sites refiram-no como Fashion Stylist.

Mas se sabe,não demonstra muito..tudo o que ele diz é o básico que qualquer pessoa minimamente interessada em Moda...sabe.

Gostava de assistir a algum episódio no qual utilizassem as verdadeiras ferramentas: o coaching,teste das cores,etc, usando um vocabulário próprio de quem é Fashion Adviser ( ferramentas estas utilizadas frequentemente no Programa Fashion Adviser)...

Comparando-os à Stacy e ao Clinton,é ir de um a mil...não há comparação possível.

Provavelmente este é mais um programa pensado para atrair pessoas ao Freeport e nem tanto para a pessoa em si que concorre ao programa,mas é por este tipo de exemplos que a Consultoria de Imagem em Portugal é ainda alvo de muitas críticas e julgamentos pré-concebidos.

Consultoria de Imagem.....não é o que demonstram no programa,eu denomino-o como " lobby do Freeport"...

Já aqui referi que não é por alguém não ter um curso que faz de si menos qualificado,mas é imprescindível que a pessoa saiba que não é usando simplesmente intuição que a torna qualificada para estes trabalhos...estamos a lidar com sentimentos,com auto-estima,com a confiança ( ou falta dela) da pessoa.

Um CI aconselha,respeitando o cliente na sua personalidade,avaliando morfologia corporal,e trabalhando de acordo com todas as esferas da vida ( trabalho,lazer e relações pessoais) do cliente.

Um dos últimos episódios que vi foi ainda mais lamentável,com uma concorrente a ser alvo de Mudança de Visual,mas ela própria sendo...Consultora de Imagem.

Concluo que é devido a exemplos como este,que a Consultoria de Imagem no nosso País é ainda uma área de trabalho vista com muito preconceito e julgamentos pré-concebidos...devido aos "Role Models" que transmitem na nossa Televisão.

Faço um apelo aqui para que apostem nos jovens que estão hoje em dia à procura de emprego,que ao tirarem os seus cursos vão cheios de sonhos e esperanças,mas que depois no mercado de trabalho,veem-se a braços com este tipo de concorrências desleais.

Apostem nos jovens com formação adequada para as áreas de trabalho requeridas - que são o futuro do nosso País.




Nota: a foto é propriedade exclusiva da Caras. Disponível em: www.caras.pt

1 comentário:

  1. ines costa12/04/10, 21:59

    Concordo! Com tanta gente capaz e realmente criativa... e com o preço que se paga por minuto em t.v, é um desperdício ver este tipo de programas onde só se desaprende. Em todos os episódios que vi, as pessoas estavam melhor antes da alteração!! Como é possível? Ficam mtas vezes com um ar mais pesado e totalmente desadequado à idade...

    ResponderEliminar